quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A receita de Tite: defesa forte e 'time solidário'

chicao_280710b.jpgTreinador arrumou o setor, que sofreu um gol em quatro jogos sob seu comando. No grupo, todos têm obrigação de marcar

"Equilíbrio" é a palavra mais falada por Tite desde sua volta ao Corinthians. Para o treinador, uma equipe precisa ser balanceada em todos os setores. Mas o segredo para ter acertado e tirado o Alvinegro da crise, somando 10 dos 12 pontos disputados sob seu comando no Campeonato Brasileiro, foi arrumar a defesa. O gaúcho dedica boa parte dos treinos - na sexta-feira por mais de duas horas - à zaga. Fala de posicionamento, abusa de bolas aéreas e também não se cansa de pedir ajuda de todos. Até Ronaldo tem dado combate e auxiliado a defesa.

"Mas não adianta ficar só com a bunda colada lá atrás. O time também tem de agredir seus rivais, só assim é possível ganhar jogos", comenta o treinador. Seu esquema é bem parecido com o de Mano Menezes. Alessandro e Roberto Carlos não podem atacar ao mesmo tempo e Chicão e William têm enorme proteção de Ralf. Os demais jogadores também são orientados a ajudar na marcação. "Não precisam dar enorme combate, mas cercando desde a saída de bola já ajudam bastante."

Dando moral ao elenco e adotando discurso de que defender não é demérito para um time grande, Tite conseguiu recuperar o ânimo e a confiança dos corintianos. Foi apenas um gol sofrido em quatro jogos e oito marcados, resultando em três vitórias, um empate e a vice-liderança. "O Tite reorganizou a nossa equipe. Estávamos muito expostos", reconheceu, na semana passada, o lateral-esquerdo Roberto Carlos, que, após os 2 a 0 contra o São Paulo, no domingo, elogiou a zaga. "Nossa defesa foi perfeita", comemorou. O setor melhorou com o retorno de Chicão ao lado de William.

Nova decisão. No sábado, o Corinthians tem jogo decisivo para que se defina quem vai, até a rodada decisiva, brigar pelo título com o líder Fluminense. No Pacaembu, o Alvinegro recebe o Cruzeiro (ambos dividem o segundo lugar, com 60 pontos), às 19h30 - ingressos começam a ser vendidos amanhã -, e não será surpresa se a estratégia for de apostar nos contra-ataques. "Agora não existe mais o psicológico, temos de conseguir os três pontos", afirmou Ronaldo, animado com a sequência positiva e com as reais chances de título. Além de ganhar, o Corinthians ainda necessita de um tropeço do Fluminense, com um ponto a mais e com tabela teoricamente fácil, já que São Paulo e Palmeiras, adversários que enfrentará fora de casa, não têm mais tanto interesse na competição.

0 comentários:

 
Carbon 12 Blogger template by Blogger Bits. Supported by Bloggermint