terça-feira, 26 de outubro de 2010

Dérbi no Pacaembu: Timão em crise e Verdão embalado medem forças

Há sete jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro, Corinthians estreia o técnico Tite no clássico contra o Palmeiras do também gaúcho Felipão


O Pacaembu vai ferver neste domingo. Corinthians e Palmeiras se enfrentam no estádio às 16h, em partida válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para o Alvinegro, que estreia o técnico Tite, é a chance de redenção na competição e de manter vivas as chances de título. No Alviverde, a pressão é menor, mas a oportunidade de conturbar ainda mais o ambiente do seu maior rival não é ignorada.

Embora o Verdão esteja bem abaixo do Timão na tabela de classificação, a crise está mesmo no Parque São Jorge, não no Palestra Itália. Há sete jogos sem vencer, o Corinthians aparece na terceira colocação, com 50 pontos. Já o Palmeiras, com 44, aparece na décima colocação, ainda com chances de classificação à Libertadores da América.

Heber Roberto Lopes (PR/Fifa) foi o árbitro sorteado para comandar o clássico paulista. Ele será auxiliado por Carlos Berkenbrock (SC/Fifa) e Gilson Bento Coutinho (PR). A partida poderá ser vista ao vivo no Canal Premiere Futebol Clube, no sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real a partir das 15h30m.

O que esta em jogo

Corinthians: A equipe do Parque São Jorge está em busca de paz. Há sete jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro, com quatro derrotas e três empates, o Timão está pressionado pela torcida. A quatro pontos do líder Cruzeiro, a equipe busca a reação na estreia do técnico Tite para ainda sonhar com um título no ano do centenário.

Palmeiras: invicto há sete partidas no Brasileiro, o Alviverde segue com o sonho de se aproximar dos líderes do campeonato e, quem sabe, entrar no G-4. Atualmente, a equipe de Luiz Felipe Scolari ocupa a décima posição, com 44 pontos – seis a menos que o rival Corinthians.

As escalações 2

Corinthians: Tite terá um privilégio em sua estreia que o demitido Adilson Batista não teve em suas últimas partidas no Corinthians: a maioria dos titulares à disposição. As principais novidades, no caso, são os retornos de Alessandro, Bruno César e Jucilei, recuperados de lesões musculares. Assim, a provável escalação é: Julio Cesar; Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias e Bruno César; Iarley e Ronaldo.

Palmeiras: o técnico Felipão ainda faz mistérios sobre a escalação do volante/lateral  Márcio Araújo. O atleta, suspenso por ter recebido três amarelos, pode aparecer na partida, pois o Alviverde questionou um dos cartões na CBF. O Alviverde esconde, porém, se o jogador está livre para atuar ou não. Gabriel Silva também está suspenso. Assim, Alviverde pode ter de improvisar nas duas laterais. Pelo lado esquerdo, Rivaldo deve assumir o posto. No destro, Patrik e Luis Felipe, atleta de 19 anos revelado pelas categorias de base, disputam uma vaga. O time terá: Deola, Luis Felipe, Maurício Ramos, Danilo e Rivaldo; Edinho, Pierre, Marcos Assunção, Tinga, Valdivia; Kleber.

Quem esta fora

Corinthians: No Timão, as principais ausências continuam sendo os atacantes Jorge Henrique, que só retorna em 2011, e Dentinho, que em fase final de recuperação deve voltar nas próximas rodadas. Já Souza, que pediu dispensa de quatro dias por conta da pressão da torcida e de um problema de saúde do pai, não foi sequer relacionado.

Palmeiras: o goleiro Marcos, que ainda se recupera de dores no joelho esquerdo e não tem previsão de retorno, e o atacante Ewerthon, que passou por uma cirurgia no joelho e não volta mais a atuar nesta edição do Brasileiro. Vitor, lesionado, além de Gabriel Silva e Márcio Araújo, suspensos.

Pendurados

Corinthians: Bruno César, Jucilei, Leandro Castán, Moacir, Paulinho, Paulo André e Ralf.

Palmeiras: Deola, Maurício Ramos, Fabrício, Edinho, Marcos Assunção, Vinícius e Kléber.


Fique de olho 2

Corinthians: Ele voltou contra o Guarani e marcou dois gols, ambos anulados pela arbitragem. Ronaldo está com sede de gol. E contra o Palmeiras ele costuma dar sorte. Mais magro em relação ao que estava no meio do ano, o camisa 9 vai para sua segunda partida seguida depois de que se recuperou de lesão na panturrilha direita.

Palmeiras: o meia Valdivia, apesar de ainda sentir um pouco de dores na parte posterior da coxa esquerda, faz questão de participar do clássico no Pacaembu. O atleta, que demorou a engrenar novamente na equipe, é atualmente uma das principais opções de armação do time palmeirense, auxiliando o atacante Kleber.

O que eles disseram

Tite (técnico do Corinthians): “Essa história de ganhar e não jogar bem, para mim, não serve. Para ganhar tem que ter consistência ou então você ali na frente vai perder. Todo mundo sabe que é importante vencer. Mas, para isso, temos que jogar bem. É a lei da vida”.

Palmeiras: Kleber (atacante do Palmeiras): “O Corinthians vive um momento mais difícil. Já foi líder e agora corre riscos. Temos de aproveitar isso. Não será um jogo fácil. Clássico é sempre diferente. Precisamos tomar cuidado com os jogadores de qualidade que eles têm, mas temos de aproveitar o momento, pois eles precisam mais da vitória”


header números e curiosidades- Nas últimas dez partidas entre Palmeiras e Corinthians, o Alviverde se deu melhor em cinco oportunidades. O tradicional clássico paulistano terminou empatado por três vezes e o Timão venceu apenas duas disputas.

- O Corinthians jogou 28 vezes neste ano no Pacaembu. Naquela que é considerada a sua “casa”, o Timão venceu 21 partidas, empatou cinco e perdeu duas vezes – para Grêmio e Atlético-GO.

- Depois de sofrer para pegar corpo, o Palmeiras faz uma campanha equilibrada neste Brasileiro. Dos 44 pontos que conquistou, 23 foram como mandantes e 21 como time visitante. No geral, o Alviverde tem seis derrotas, sendo uma das equipes que menos perdeu na competição, ao lado do Cruzeiro, e atrás do Botafogo (perdeu cinco)

Último confronto v2

No dia 1º de agosto de 2010, o Palmeiras, já sem o Palestra Itália, em obras, mandou o clássico com o Corinthians no estádio do Pacaembu. Situação atípica para o Timão, que costuma ser o dono da casa por lá. Com a bola rolando, empate por 1 a 1. Jorge Henrique fez o gol do Timão. Mais tarde Edinho empatou para o Verdão. Naquela partida, o Alvinegro também estreava um treinador. Era Adilson Batista, substituto de Mano Meneze

0 comentários:

 
Carbon 12 Blogger template by Blogger Bits. Supported by Bloggermint